Projeto do novo Issec será finalizado na próxima semana

O projeto que revitaliza o Instituto de Saúde dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Issec) foi apresentando aos representantes classistas e, alguns servidores da base, na manhã dessa terça-feira (27), na Assembleia Legislativa. O desmonte na autarquia e a limitação de recursos destinados ao órgão foram os principais tópicos discutidos.

Há anos que o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), baseado em estudos técnicos, buscava uma solução para os problemas e, por fim, apresentou ao titular da Secretaria de Planejamento (Seplag) a criação do novo Issec com coparticipação nos diversos atendimentos, mas para tanto, os coordenadores não abriram mão do montante oriundo do Governo do Estado de R$ 120 milhões.

Número de consultas, dependentes e cobertura em diversas áreas clínicas foram alguns dos pontos mais questionados na apresentação, uma vez que o tratamento oncológico, por exemplo, não fará parte na cobertura do novo Issec. Eliene Uchôa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) parabenizou a comissão  que  luta pela revitalização, todavia propôs mudanças a fim de contemplar pacientes vitimados com outras patologias.

A minuta da lei construída pela equipe técnica do Fuaspec ainda será finalizada no próximo dia sete de março, quando haverá uma plenária com os trabalhadores. Porém, ainda na noite dessa terça-feira, uma informação extraoficial dava conta que o governo, sem a devida aprovação e adesão das categorias, encaminhou a mensagem de revitalização do Issec para análise dos parlamentares na Assembleia Legislativa, causando indignação.

E, na manhã desta quarta-feira (28), sindicatos e associações estão reunidos para definirem quais as providências serão adotadas diante o desrespeito do executivo para com o tratamento com os servidores públicos.

IMG_5524IMG_5530