Notícia urgente – A greve continua

Greve do Detran continua após falha do Governo em audiência de conciliação

Em mais um capítulo da tensa negociação entre os servidores e o Governo do Estado, a falta de avanços se destaca após uma audiência de conciliação realizada na tarde desta segunda-feira (8), que contou com a presença de Gabriela Mac Dowell, coordenadora-geral do Sindetran/CE; Naum Gomes, coordenador jurídico; e o advogado da entidade, Roberto Girão. Representando o governo, estavam Rafael Machado, procurador-geral do Estado; Michel Mourão, superintendente do Detran/CE; e Marcos Macedo, diretor jurídico do órgão.

A reunião, que prometia ser um possível ponto de virada para o fim da greve, acabou por evidenciar um impasse significativo. Os representantes do governo, em uma ação inesperada, não apresentaram nenhuma contraproposta às demandas dos servidores. Em vez disso, sugeriram a suspensão da greve como pré-requisito para a retomada das negociações.

A proposta de encerramento da greve foi recebida com descontentamento pelos representantes sindicais. Gabriela Mac Dowell expressou a necessidade de levar qualquer proposta para análise da base, em assembleia, antes de tomar uma decisão. “Eles queriam que a greve fosse encerrada sem qualquer comunicação com os servidores. Desta forma, o movimento paredista continua até que a base determine,” afirmou Mac Dowell, delineando uma posição firme.

A recusa em aceitar a justificativa da coordenadora-geral por parte dos representantes do governo mostra uma falta de entendimento ou, talvez, de vontade política para reconhecer a importância do diálogo. A insistência para que a greve seja interrompida antes de qualquer discussão sobre as demandas da categoria levanta questões sobre a abordagem do Governo em relação à negociação coletiva.

Com o governo mantendo sua posição e os representantes dos servidores reiterando a necessidade de uma proposta justa, o futuro das negociações permanece incerto. No entanto, a determinação dos servidores em prosseguir com a greve até que suas reivindicações sejam ouvidas e adequadamente consideradas permanece, marcando este como um momento decisivo na busca por justiça e valorização.