A vistoria veicular realizada pelo servidor vistoriador do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) é um procedimento essencial para garantir a tranquilidade dos motoristas e passageiros. Isso porque, ao realizar uma vistoria, é possível verificar as reais condições de trafegabilidade do veículo e identificar possíveis problemas que possam comprometer a sua segurança e eficiência. Dentre os vários benefícios da vistoria veicular, podemos destacar, a identificação de problemas nas funcionalidades dos equipamentos obrigatórios: mecânicos e elétricos. Além disso, a prevenção de fraudes, adulteração de números de chassis e motor, placas ou documentação, clonagem e definição de veículos, alteração de características, queixa de roubo ou furto.
A vistoria ainda contribui para a segurança viária, porque garante que os transportes em circulação estejam em boas condições, reduzindo o número de acidentes e garantindo a integridade de todos. Desse modo, por ser um serviço tão essencial para a sociedade, a vistoria veicular deve ser realizada exclusivamente por um servidor concursado e qualificado, com treinamentos e cursos atualizados, em locais salubres e com boas ferramentas e condições de trabalho.
Hoje, em todo Estado do Ceará, o Detran conta com um efetivo inferior a 50 vistoriadores para atender toda a demanda. Em consequência disso, as vistorias são realizadas em menos de 10 minutos de atendimento (prazo curto para observar irregularidades), realizadas através de agendamentos com grande tempo de espera pelos usuários. Em tempo, ainda temos a carência de servidores efetivos na área para substituir profissionais caso precisem se ausentar das atividades laborais, como para tirar férias ou tratar da saúde, situação que compromete ainda mais os serviços prestados.
Dessa forma, nós vistoriadores acreditamos que o Sindetran/CE, sindicato dos servidores, junto com a Superintendência do Detran, estejam buscando ações para melhor atender esse grupo por meio de capacitações, melhorias nas condições de trabalho, remuneração justa, implantação de adicional de insalubridade ou outra gratificação, acompanhamentos médicos e também o aumento do efetivo do cargo, através da convocação do cadastro de reserva do último concurso 2018.
Claudio Lourenço Martins Júnior é vistoriador do DETRAN/CE.
