O governador Camilo Santana sinalizou ser favorável à descompressão salarial dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e, no final da manhã desta quinta-feira (22), durante a reunião requerida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran/CE), autorizou o estudo de repercussão financeira junto à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).
Além da descompressão salarial, os diretores do sindicato expuseram detalhes do concurso público, informando que algumas funções de nível médio estarão em extinção. Reconheceram, ainda, a atenção de o Governo fazer o certame no órgão que há 36 anos não renovava o quadro de funcionários, mas pontuaram a ausência de vagas áreas jurídica e de saúde, atualmente ocupadas por terceirizados.
A presidente do Sindetran/CE, Eliene Uchoa, recordou que, em 2015, quando foi implantado o Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) da categoria, o montante destinado para a distribuição não havia sido suficiente. “Agradecemos pelo esforço do governador, pois há 10 anos a categoria lutava pelo PCCs e um concurso público, porém, o sindicato buscará sempre melhorar a vida do servidor e da sociedade”, disse Eliene Uchoa, fazendo referência à descompressão e o concurso para repor todas as vagas ociosas e, consequentemente melhorando o atendimento no órgão.
Alguns servidores aposentados que participaram da reunião disseram que estavam depositando, naquele momento, a confiança no governador e pediram celeridade no processo, para que a demanda seja analisada antes do período eleitoral estabelecido pela Justiça.