Sindicato promete denunciar Detran/CE

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) promete denunciar as péssimas condições de trabalho no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) à Organização Internacional do Trabalho (OIT). A medida foi adotada após o sindicato visitar sedes do órgão na capital e constatar que os vistoriadores operam utilizando instrumentos indevidos no ambiente laboral. Para verificar a númeração do motor, por exemplo, é preciso, segundo a presidente do Sindetran/CE, Eliene Uchoa, de uma boa laterna, mas esses equipamentos nunca foram comprados.

No setor de vistoria, os profissionais utilizam uma luz amarrada na ponta de um galho de árvore e outros improvisam uma pequena luz em um pedaço de cano plástico. O sindicato afirma que trabalhadores compram do próprio salário acessórios de proteção para os braços e luvas, evitando eventuais queimaduras na verificação de chassi e númeração do motor. A entidade também revelou que a demora na vistoria acontece devido o tempo de espera que o carro passa com o capô aberto antes de passar pelo vistoriador, medida adotada para evitar acidentes de trabalho.
Ao Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindetran/CE informou que encaminhará uma denúncia detalhando os avanços da terceirização de serviços. O Detran/CE atinge cerca de 90% de terceirização entre as unidades da capital e do interior, segundo Eliene Uchoa. A sindicalista também afirma que a terceirização atinge áreas-fins como o setor de emissão de documentos e operação de Blitz.
Mesmo com o concurso anunciado, após 36 anos, o sindicato informa que as vagas ofertadas no certame não são suficientes, conforme o número de aposentadorias requeridas e vacâncias. A categoria já realizou protesto reivindicando o aumento das vagas administrativas de nível médio, mas ainda não houve um retorno satisfatório.

Fonte: CNEWS