Sindetran/CE acompanha a implantação do videomonitoramento na Área de Exames da Maraponga

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-CE) acompanhou, durante todo o dia dessa última sexta-feira (28), a implantação do videomonitoramento e telemetria na Área de Exame do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), na Maraponga. Os servidores não aprovam a forma como o sistema está sendo instalado, visto que o aparelho avalia apenas a questão do veicular. As faltas graves e eliminatórias de passagem do semáforo vermelho, por exemplo, são avaliadas pelos servidores.

O sistema de videomonitoramento é iniciado pelos funcionários da empresa Restart, mostrando claramente a extensão da terceirização no órgão. Todo processo é ainda acompanhado pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (Sindcfcs-CE). Outra falha apontada pela categoria, e de reclamação dos usuários, é a troca do veículo na realização do exame, ou seja, o candidato não realiza o teste no mesmo carro que recebeu as aulas de aprendizagem na autoescola.

“Há muitas irregularidades no contrato, que inclusive estamos com uma ação na justiça. Entendemos que isso é uma terceirização dissimulada de uma atividade que é indelegável e ainda tira a fé pública dos servidores públicos”, disparou Eliene Uchoa, presidente do Sindetran/CE, que também lembrou que a mudança não foi discutida com os servidores e nem com a sociedade.

A presidente da entidade expressou o sentimento aos jornalistas que registravam o momento da implantação. Os comunicadores também perceberam o alto índice de reprovação dos candidatos.