Sindetran declara estado de alerta na gratificação de produtividade

capa de alerta sindetran

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) esteve reunida, na tarde dessa segunda-feira (22), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/CE), na Maraponga, com o superintendente do órgão, Igor Ponte, com quem tratou pautas discutidas em março, resaltou ainda a redução na gratificação de produtividade dos servidores de 165% para 130%. A presidente da entidade sindical, Eliene Uchoa, disse acreditar que houve um erro gravíssimo no estudo usado pelo setor jurídico, levando essa redução expressiva na remuneração dos servidores. “Existem trabalhadores que perceberam um decréscimo no salário de cerca de R$ 473,00”, declarou.

O gestor do DETRAN/CE, Igor Ponte, se mostrou surpreso com o acontecimento e garantiu buscar explicações na Procuradoria Geral Estadual (PGE). Na ocasião, o Ponte pediu tempo para que a situação fosse avaliada pela superintendência, garantindo uma nova reunião com a Diretoria do Sindetran para o dia seguinte, mas não houve. “Estava marcado um novo encontro para o dia 23, mas ainda não tivemos retorno da superintendência”, declarou a presidente da entidade

A Diretoria critica a forma abrupta e a falta de participação da categoria no processo de mudança. O Sindicato só tomou conhecimento do fato no dia 22 de agosto, quando um servidor reclamou dessa redução no seu contracheque. Eliene alerta aos trabalhadores para que fiquem atentos aos seus salários. “Estamos em ESTADO DE ALERTA e convidamos todos os companheiros para a luta”,  disse Uchoa.

Confira os assuntos discutidos na reunião:

1. Retorno das pautas tratadas em março de 2016

1.1 Encerramento das atividades da Creche do órgão

– Direção do DETRAN/CE ratifica a garantia da manutenção da Creche. Informou ainda que, a está em estudo a forma de regulamentação da verba para manutenção da mesma

1.2 Indicação da servidora Cássia Valéria da Silva Damascena para representar os servidores na comissão a ser instituído para elaboração do decreto previsto na Lei nº 15.952, de 14 de janeiro de 2016, cap. VI do desenvolvimento funcional Art. 22 que regulamentado a progressão, avaliação de desempenho, capacitação e aperfeiçoamento previsto na referida Lei que instituiu o PCCS dos servidores do DETRAN/CE

1.3 Reformulação do Decreto de Risco de Vida

– O Sindetran realizará discussão com os servidores para definir atividades de riscos e critérios para elaboração de minuta do Decreto a ser apresentada a direção do DETRAN/CE

2- Solicitação do empenho da direção Decreto do DETRAN para reivindicações da Campanha Salarial 2016

– O Superintendente afirma estar ao lado dos servidores

2.1 Descompressão do PCCS

– A direção disse que aceitar discussão inicial

2.2 Realização do Concurso Público

– O órgão relata que no momento é prioridade para direção.

– Sugestão do sindicato: Incluir vagas para área Administrativa

2.3 Correções das distorções de enquadramento no PCCS de alguns cargos. Ex.: motoristas

– O sindicato fará requerimento administrativa com a exposição dos motivos para avaliação da direção do DETRAN

2.4 Redução no percentual da gratificação da produtividade de 165% para 130% de alguns cargos

– Superintendente disse que discutirá com a PGE e em seguida discutirá com sindicato, a previsão era 23 de agosto de 2016.

Os servidores que fazem o DETRAN/CE merecem RESPEITO!