Servidores Públicos realizam Ato Público em frente ao ISSEC

IMG-20170412-WA0046

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (FUASPEC) protestaram, na manhã desta quarta-feira (12), em frente ao Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISEEC) em prol de um atendimento de qualidade. A precariedade foi outro ponto abordado pelos manifestantes que, na ocasião, criticaram o corte de R$ 20 milhões. “A redução do aporte repassado à autarquia impede o custeio de serviços básicos e convênios. Não podemos compreender esse cálculo, já que o número de servidores aumentou”, declarou Hilda Nepomuceno, presidente da Associação dos Servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Asstds).

Rita de Cássia Gomes, coordenadora Geral do Fuaspec, revelou que, conforme reunião com diretores do Issec, o atual volume de recursos destinado é insuficiente. Em 2015, por exemplo, o Governo gastava R$ 110 milhões com o custeio do Instituto, que já funcionava precariamente. Em 2016, o volume caiu para 90 R$ milhões, sendo estabelecido para este ano o montante de R$ 75 milhões. “Existe uma cota de consultas que se esgota em média no 5 º dia útil de cada mês. Um verdadeiro absurdo! Talvez o Issec não esteja matando na mesma velocidade do crime organizado, mas muitas pessoas já perderam a vida esperando a marcação de um simples exame”, disparou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará, Eliene Uchoa, que também ocupa assento na coordenação do Fuaspec, lembrou que o tema já havia sido discutido no início da gestão Camilo Santana, mas, segundo a sindicalista, ignoraram o problema e a situação piorou. Por fim, os coordenadores deliberaram a ida à sede da Secretaria do Planejamento do Estado, a fim de solicitar uma audiência com o titular da pasta. A data será estabelecida na próxima reunião do Fuaspec.