Servidores públicos estaduais não aceitam proposta que aumenta contribuição previdenciária e prometem paralisações

image-2

Funcionários públicos estaduais, convocados pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuapesc) estarão, a partir das 9h, protestando na galeria da Assembleia Legislativa do Estado. Os trabalhadores lutam pela reposição salarial e são contrários ao aumento da contribuição previdenciária, proposta do Governo já em pauta para ser votada.

Na ocasião, os coordenadores do Fuaspec mobilizam os servidores considerando a pauta em tramitação como desrespeitosa, já que o tema não foi não discutido durante a última Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), realizada no mês passado com a presença do secretário Hugo Figueiredo, titular da Seplag. “É inadmissível sentar na Mesa de Negociação e não tratar um assunto tão importante. Não sei que Governo de diálogo é esse!”, comentou Eliene Uchoa, coordenadora geral do Fuaspec.

Os coordenadores do Fuaspec também recordam que não houve retorno do executivo, representado por Figueiredo, sobre o pedido de audiência pública para aprofundar o estudo técnico, elaborado pelo professor Lúcio Maia que aponta a possibilidade do Estado pagar 20,43% de reajuste aos servidores públicos, com referência aos dez últimos meses do ano corrente. A porcentagem é o acumulado das campanhas salariais 2016 e 2017. Durante a primeira exposição do documento, na MENP, Lucio Maia, lembrou que, baseado em dados oficiais do Estado, haveria a possibilidade do governador Camilo Santana (PT) ter repassado o reajuste linear em janeiro passado sem implicar na Lei de Responsabilidade. O Fuaspec promete paralisações no ano vindouro, lembrando que algumas categorias já se posicionam para o enfretamento. Os fazendários já deliberaram pelo estado de greve.