SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ÁREA DE TRÂNSITO DO ESTADO DO CEARÁ

Servidores participam de palestra sobre a prevenção do câncer da mama

dsc08083

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN/CE) participaram, na manhã desta quarta-feira (19), de uma palestra sobre a Campanha outubro rosa: prevenção do câncer da mama, dialogado pela Administradora Hospitalar e especialista em terceiro setor coordenadoria do movimento outubro rosa do Ceará, Valéria Mendonça.

A administradora pontuou questões de prevenção, cuidados e tratamento. Ainda, observou que com o diagnóstico precoce poderá reverter a situação do câncer. Mendonça disse que o câncer de mama pode atingir o mamário masculino também, porém estes podem ter diagnóstico tardio, tudo porque os homens acham que não há possibilidade de serem alcançados pela doença.

Dúvidas e questões dos servidores foram esclarecidas pela especialista. Mendonça relatou que após o diagnóstico através da biopse, o paciente tem direito, por Lei, até 60 dias começar o tratamento, podendo cobrar do Governador celeridade no atendimento e custeio de todos os gastos medicinais, além de outros direitos, como auxilio doença, aposentadoria etc. Ela relata que o IJF tem, atualmente, 60% dos gastos investidos em atendimentos dos pacientes acidentados em trânsito.

Uma mulher que já tenha sofrido com o câncer, passado por cirurgia e que chegou a perder a mama, pode obter objetos que ajudam na substituição da mama elevando a autoestima. “O câncer de mama pode atingir adolescentes, homens e principalmente as mulheres. Todos devem se prevenir, as mulheres que já tiverem 40 anos devem realizar o exame de mamografia, o diagnóstico precoce pode salvar vida”, conta Mendonça.

 

Print Friendly, PDF & Email
Facebook
LinkedIn
WhatsApp