Servidores do Detran/CE criticam a possível extinção da área administrativa e prometem ações sindicais nos próximos dias

WhatsApp Image 2017-06-20 at 14.55.03

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) deliberaram ações contra a decisão da superintendência do órgão que, nas últimas reuniões realizadas com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran/CE), comunicou que não há condições para disponibilizar vagas administrativas para o concurso público autorizado pelo governador Camilo Santana.

Conforme informes do gestor do Detran/CE, Igor Ponte, serão disponibilizados 320 vagas para agentes de trânsito, 50 vagas para vistoriador e 33 vagas para nível superior, totalizando 403 vagas. Há dois meses que o Sindetran/CE critica a distribuição de vagas que exclui trabalhadores administrativos, além de profissionais da saúde. “Estivemos com o titular da secretaria das cidades que, na ocasião, sugeriu que o sindicato se reunisse com o superintendente, mas não houve um retorno satisfatório. Então, procuramos o governador Camilo Santana, que prometeu rever o quadro de vagas antes do edital ser lançado”, disse Eliene Uchoa, presidente do Sindetran/CE.

A assessoria jurídica reprovou o modelo apresentado pelo gestor, fazendo referência a recente implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) da categoria. A falta de concurso para determinados setores, conforme os advogados da entidade sindical, excluirá definitivamente algumas atividades do órgão, facilitando o aumento da terceirização, que atualmente já opera com cerca de 70% de trabalhadores não concursados, destruindo assim o PCCs.

Ainda segundo a diretoria do sindicato, 71 servidores ingressaram com o pedido de aposentadoria e estarão afastados das respectivas funções a partir de julho, deixando assim, vagas ociosas. Há 36 anos que o Detran/CE não realiza concurso público e com a possível extinção da área administrativa, cerca de 500 trabalhadores ativos e inativos serão prejudicados.