Servidores do Detran realizam assembleia geral e planejam paralisação

Nesta quarta-feira (15), os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE) se reuniram em assembleia geral, extraordinária e permanente para tratar de assuntos de interesse da categoria: discussão e encaminhamentos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários- PCCS e avaliação da privatização da Área de Exames do Detran.

A primeira pauta já é conhecida das lutas dos servidores mas o que é novidade e está mobilizando todos os servidores públicos do Detran é a terceirização da área de exame do órgão. Após o primeiro turno das eleições 2014, no dia 6 de outubro o Governo do Estado do Ceará lançou no Diário Oficial do Estado a portaria Nº 771/2014 que divulga a contratação de serviços terceirizados para serviços na área de trânsito do Ceará, como fornecimento de uma solução de monitoramento e operacionalização da aplicação das provas práticas de direção veicular no DETRAN/CE.

O assunto mexeu com todos os servidores participantes da assembleia, inclusive com o diretor do Sindicato dos polícias civis de carreira do Estado do Ceará- SINPOL, Lucas de Oliveira e o Deputado Estadual Capitão Wagner que compareceram à reunião. No discurso do deputado, palavras de incentivo e apoio à categoria: “estarei à disposição de qualquer um de vocês que queiram bater no meu gabinete. Reafirmo o compromisso e espero que após as eleições o próximo governador seja mais aberto ao diálogo e atendam as reivindicações de vocês”, comenta Capitão Wagner.

PCCS X TERCERIZAÇÃO

Mesmo em mesa de negociação com a categoria há oito meses, o Governo do Estado do Ceará lançou essa portaria no Diário Oficial e com isso, muda os planos dos servidores do Detran. O processo de negociação para aprovação do Plano de Cargos e Carreiras- PCC já estava em processo final quando os servidores aceitaram a reestruturação sem repercussão financeira há duas semanas. O que não esperavam é que enquanto o Detran negociava com eles, o Estado lançasse uma portaria como essa retirando funções dos servidores públicos do órgão.

A assessoria jurídica do Sindetran avaliou o contrato da empresa terceirizada que prestará serviços ao Detran e pontuou questões que vão contra ao Código de Trânsito Brasileiro, além de prejudicar a população aumentando exageradamente o valor de investimento para retirar sua habilitação.

Em protesto, os servidores se reunirão em paralisação no dia 21 de outubro no Detran da Maraponga. De antemão, toda a categoria está mobilizada e já conta com o apoio de sindicatos e associações de servidores públicos do Ceará, autoescolas de Fortaleza e deputados estaduais e federais.

There are 2 comments. Adicionar seu comentário

1. Em casa, na famedlia ou na comunidade todos team rergas para cumprir, como por exemplo, o hore1rio das refeie7f5es, o hore1rio para dormir e assim por diante, cada pessoa tem sua fune7e3o. Os pais geralmente trabalham fora, os irme3os mais velhos cuidam dos mais novos, enfim, cada um tem seu papel. Essas rergas team que ser seguidas e respeitadas para que haja uma conviveancia tranquila. Ate9 mesmo na sala de aula e na escola existem rergas, por exemplo, para ir de um lugar ao outro, os alunos ne3o podem subir nas cadeiras, nem pular em cima das mesas. No tre2nsito tambe9m existem rergas e leis, que devem ser cumpridas para que haja organizae7e3o e para que tudo funcione direito. Quando as pessoas esquecem disso ou desrespeitam as normas, e9 aed que acontecem os acidentes.

2. As pessoas que andam de moto pelas ruas, no tre2nsito, se3o cdahamas de motociclistas. Para andar de moto tambe9m e9 necesse1rio ter a carteira nacional de habilitae7e3o. Ale9m disso, e9 preciso usar o capacete e o mais importante, e9 preciso pilotar a moto com muita atene7e3o e cuidado. Vocea sabia que criane7as menores de sete anos ne3o podem andar na moto, de jeito nenhum? Nem na garupa!