NOTA AOS SERVIDORES

Sobre a suposta reunião Remarcada pelo Governo do Estado entre SINDETRAN e o GOVERNADOR CAMILO SANTANA

Caros servidores, mais uma vez o SINDETRAN se vê na obrigação institucional e legal de vir a público esclarecer à população e aos servidores a atual conjuntura política e administrativa em que se encontra o nosso Órgão (DETRAN/CE).

Nos últimos meses, a nossa representação sindical tem empreendido o máximo dos seus esforços no sentido de garantir as últimas conquistas da categoria. Afinal, o fato de ter sido aprovado o PCCS em dezembro de 2015, nada nos garantia que alguns dos direitos ali previstos não fossem atacados e, até mesmo, suprimidos.

Todos nós sabemos que se um cargo é extinto, ou seja, se não há reposição mediante concurso para o seu preenchimento, não se estende ao mesmo as vantagens futuras concedidas a servidores da ativa. E foi que, refletindo sobre essa hipótese, o SINDETRAN identificou que se não houver o preenchimento ou até mesmo a criação de novas vagas administrativas para todos cargos já existentes, alguns deles serão extintos e, com este, a concessão de vantagens futuras que serão concedidas aos servidores da ativa. Ou seja, perderemos a PARIDADE.

No intuito de garantir as nossas conquistas, a representação sindical decidiu peregrinar, por vários meses, todo o interior do nosso estado e pontos da Capital para falar com o Governador do Estado e, conseguir deste, o compromisso de discutir a nossa pauta de lutas mais urgentes, que são o aumento das vagas no concurso do DETRAN para contemplar todos os cargos administrativos e a descompressão da tabela dos servidores, prometida pelo Gabinete do Governador desde dezembro de 2015.

Com relação ao episódio do não comparecimento do SINDETRAN à suposta reunião que teria sido remarcada do dia 11.12 para 12.12, tivemos acesso a uma informação que circulou no site do DETRAN que dava conta, dentre outras coisas, de que a suposta reunião do dia 12.12 não se tratava de uma remarcação em específico, de um “equívoco” da agenda do Governador, mas sim de um evento já programado, uma vez que o evento daquele dia seria para assinar mil contratos de prorrogação com cooperados que fazem transporte complementar no nosso Estado.

Some-se a isso o fato de que uma suposta representação de parte dos servidores, apadrinhados do superintendente do órgão, se faria presente não para pautar ou em conjunto apoiar as reinvindicações dos servidores, que são mais vagas para o concurso vindouro e descompressão do novo PCCS, mas sim para inaugurar uma nova fase de acirramento e separação da categoria DETRAN, coisa que há muito tempo vem tentando a administração do Órgão.

Isso, de fato, é demais para os trabalhadores. Ou seja: uma reunião há tempos pedida pelo SINDETRAN ser totalmente desfigurada para um ato de assinatura de contrato, e mais, para tratar de pautas esparsas e genéricas, como noticiado pelo DETRAN na noite do dia 11, em seu site, é um absurdo.

A pauta tratada por alguns servidores e o Superintendente do órgão no dia 12.12 não passa de uma encenação que até agora em nada resultou. Não se viu nenhuma ata dessa reunião, assinatura de decreto ou qualquer outro ato que garanta qualquer dos supostos direito anunciados pela direção do DETRAN/CE. Para além disso, o que restou do referido ato foi uma trama mal arrumada e meticulosamente planejada, com requintes de crueldade, para humilhar os servidores antigos do órgão e tentar descredenciar a única entidade que tem plena legitimidade de representar os servidores do DETRAN/CE, que é o SINDETRAN.

Desde já anunciamos que não vamos baixar a cabeça. Lutaremos com altivez e entendemos que, induzidos pela má fé e induzidos ao erro pelo órgão, algumas pessoas estão confusas e achando-se detentoras de novos direitos que sequer foram aprovados nas instâncias competentes do Governo do Estado. Ou seja: nada passou, até agora, de uma simples promessa com o intuito de ludibriar toda a categoria.

Por esta e por outras razões, foi que o SINDETRAN renovou o pedido de reunião com o Governador, e ainda estamos esperando data e hora para tanto. Deixaremos a categoria informada.