Negociação já!

Nesta terça-feira (1), servidores do Detran dirigiram-se à Assembleia Legislativa para uma reunião com o presidente da casa, Zezinho Albuquerque, conforme combinado entre o parlamentar e os servidores na semana passada. No entanto, o deputado desmarcou mais uma vez a reunião que daria continuidade as negociações da reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria.

Mesmo assim, os servidores dirigiram-se à AL para procurar alguma mediação de retomada das negociações. O presidente da casa não estava, mas foram recebidos pela deputada Raquel Marques (PT) que tentou contato com o parlamentar. As reivindicações foram ouvidas e a deputada se comprometeu em continuar fazendo contato com o presidente até o dia seguinte e saber de novos posicionamentos. Após a reunião, os servidores se reuniram em frente a AL e marcaram uma assembleia permanente no dia seguinte para traçar uma nova agenda de luta.

O motivo da pressão dos servidores é justamente por conta do tempo que lhes restam para dar continuidade as negociações no governo Cid. Eles acreditam que a partir de abril tudo poderá se tornar mais difícil e os parlamentares findarão as votações de projetos ainda esta semana. Segundo a presidente do Sindetran-CE, Eliene Uchoa, os prazos já se venceram e o governador Cid Gomes não cumpriu acordos e promessas feitas por ele desde seu primeiro mandato.

Desde de 2008 a categoria luta pela reestruturação do PCCS, no entanto, a resposta do governo foi prometer negociação. De lá para cá, o Sindetran encampou uma caminhada incansável por respostas quanto a negociação com reuniões, formulação e reformulações de propostas e mais propostas e acordos firmados entre o próprio governador e a categoria desde seu primeiro mandato. O detalhe é que nada disso garantiu melhorias salariais para a categoria e até hoje os trabalhadores buscam a reestruturação do PCCS.