Governador recebe Fuaspec

O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) avalia como satisfatória a reunião com o Governador Camilo Santana. O encontro estava marcado para 14:30 h, desta quarta-feira (6), no Palácio da Abolição, no entanto os servidores só foram recebidos às 18h. Camilo Santana se desculpou informando que o atrasado foi devido ao problema técnico na aeronave que o trazia da região do Cariri.

No curso da reunião, os coordenadores do Fuaspec abordaram as principais pautas do Fórum que são: a restruturação das tabelas salarias, a realização de concurso público para as vagas ocupadas por terceirizados e a apresentação do estudo realizado pelo sindicato dos fazendários que aponta o bom desempenho do Estado, mostrando uma situação fiscal equilibrada.

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, discordou do levantamento feito pelos fazendários, que demonstrou o resultado da execução orçamentária do Estado do Ceará no exercício financeiro do primeiro bimestre de 2015. Segundo esse documento, o Estado do Ceará apresentou um superavitário de mais R$ 1 Bilhão em caixa, com previsão de 6 Bilhões até o fim do ano.

Nesse contexto, a coordenadora geral do Fuaspec, Eliene Uchoa, pontuou que o reajuste dos servidores deveria ter sido de 16,7%, que corresponde ao prejuízo de 6,58% da inflação de janeiro a dezembro, mais a soma da diferença do Produto Interno Bruto (PIB) cearense de 2011 a 2014. “Só assim os servidores poderão recuperar as perdas salariais e sem comprometer a gestão fiscal”, comentou Eleine Uchoa.

Por fim, o Governador aceitou a sugestão do grupo em reativar a Mesa Estadual de Negociação Permanente, instalar as mesas setoriais e a criação da comissão para acompanhar e discutir as finanças do Estado.

A Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec) pediu que a primeira reunião da Mesa de Negociação tivesse como pauta inicial a situação do Grupo Ocupacional de Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO) que teve a carga horária ampliada de 30 para 40 horas semanais, mas continua ganhando o mesmo salário. Sendo assim, o primeiro encontro ficou agendado para o próximo dia 19, na Secretaria de Planejamento, às 14h, com pauta definida.