Fuaspec realiza ato em defesa do ISSEC nesta quarta-feira (12/4)

Arte protesto Issec Fuaspec

Consultas e exames negados. Servidores morrendo sem atendimento. Este é o atual quadro do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC). Com o objetivo de protestar contra o desmonte do Instituto, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) realizará nesta quarta-feira, 12 de abril, a partir das 7h, Ato em Defesa do ISSEC em frente à sua sede (R. Senador Pompeu, 685 – Centro).

De acordo com Rita Gomes, coordenadora Geral do Fuaspec, o atual volume de recursos destinado ao ISSEC é insuficiente. Em 2015, o Governo gastava R$ 110 milhões com o custeio do Instituto, que já funcionava precariamente. Em 2016, o volume caiu para 90 R$ milhões. “Este ano, são apenas R$ 75 milhões para atender mais de 120 mil usuários, que são os servidores que ganham cerca de um salário mínimo”, afirma.

Há casos em que o servidor marca uma consulta, desloca-se do interior para a capital, e ao chegar à clínica credenciada tem o atendimento negado. “Há também casos de servidores internados que têm seus exames negados. Recentemente um deles acabou falecendo”, conta Rita Gomes.

“Recebemos diversas reclamações sobre esse absurdo que acontece no Issec. O servidor não escolhe data para adoecer”, disparou Hilda Nepomuceno, presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – Asstds.

Com o Ato em Defesa do ISSEC, o Fuaspec quer uma prestação de contas detalhada sobre o atual volume de recursos destinado ao Instituto e como ele é gasto. “Essa cota não está atendendo à demanda mínima dos servidores. Entendemos que o Governo quer que o servidor desista do ISSEC e migre para um plano de saúde privado, a fim de acabar de vez com o Instituto”, denuncia Ana Maria Cunha, coordenadora adjunta do Fórum.

No entanto, diante de todo sacrifício imposto aos servidores – dois anos sem reajuste salarial digno e aumento da contribuição previdenciária – o ISSEC é considerado uma política compensatória para os servidores que recebem os mais baixos salários no Estado.

“Não aceitaremos essa brincadeira com a saúde do servidor, precisamos mudar essa realidade”, concluiu Eliene Uchoa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na área de Trânsito do Ceará – Sindetran/CE.

SERVIÇO:

Ato em Defesa do ISSEC

Data/hora: quarta-feira, 12 de abril, a partir das 7h

Local: Em frente ao ISSEC (R. Senador Pompeu, 685 – Centro).