Deputados, sindicalistas e servidores na luta contra a perseguição política

mont
O Presidente dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa, representando a categoria na Assembleia Legislativa, recebeu apoio, nessa quarta-feira (1), de parlamentares e coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), agentes penitenciários e até servidores de outras áreas.
O secretário da justiça, Dr. Hélio Leitão, durante a sessão plenária, disse que as mortes estão sendo apuradas. Em relação à greve dos agentes penitenciários, Hélio Leitão afirmou que o Governo do Estado nunca deixou de negociar com a categoria, mesmo quando a greve foi considerada ilegal pela Justiça.
Sobre a declaração, o Presidente do Sindasp/Ce, disse que nunca houve um acordo entre categoria e Governo, apenas promessas. “Esperamos mais de um ano pela implementação da GAER 100%, como prometeu o próprio governador Camilo Santana no livro “Os sete Cearás”, lembrou o sindicalista.
O deputado Capitão Wagner Moura (PR) apoiou o movimento dos agentes penitenciários e, na ocasião, criticou o sistema penitenciário no Estado. Ainda durante o discurso, o parlamentar indagou o secretário sobre fim do conselho disciplinar nas unidades prisionais.
Danniel Oliveira criticou ainda o fato de o Estado responsabilizar os agentes penitenciários pelas mortes nos presídios. A deputada Dra. Silvana (PMDB) também defendeu a categoria e lamentou os baixos salários recebidos pelos agentes. Já o deputado Audic Mota (PMDB) solicitou a divulgação dos dados sobre as últimas rebeliões que ocorreram no sistema prisional cearense. O deputado Leonardo Araújo (PMDB) também cobrou a relação de mortos e fugitivos nas últimas rebeliões.
Para o deputado Heitor Férrer (PSB), o sistema prisional brasileiro, em particular o do Ceará, está falido. Na avaliação do parlamentar, “o crime organizado está vencendo um Estado desorganizado”. Heitor Férrer ainda defendeu a categoria dos agentes penitenciários e criticou o Governo do Estado, que contrata um profissional para cuidar de 280 detentos. O deputado Renato Roseno (Psol) enfatizou que o governador Camilo Santana tem responsabilidade na crise da segurança pública e do sistema penitenciário. Ele criticou os problemas de infraestrutura nos presídios e cortes no custeio.
Eliene Uchoa, coordenadora geral do Fuaspec, considerou inaceitável o fato dos profissionais serem responsabilizados pela quebradeira e mortes, visto que muitas fugas e homicídios já foram registrados antes do movimento de greve. Rita de Cássia Gomes, Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec) pontuou que os trabalhadores estarão sempre unidos contra qualquer tipo de perseguição política.