Coordenadores do Fuaspec debatem as pautas do serviço público na MENP

img_0041

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) trataram nessa quinta-feira (29), durante Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), realizada no prédio da Seplag, das seguintes pautas: lei da carga horária referente ao Grupo ADO, auxilio alimentação, processo da Funceme, índice de reposição salarial 2016/2017, instalação de um Centro de Apoio Psicossocial para servidores com quadro depressivo, agendar reunião extraordinária com a Comissão Central de Assédio Moral, a fim de apresentar prévia de regimento interno e rediscutir sobre auxilio funeral para aposentados.

O último tópico foi o mais polêmico, pois a presidente da Asseec, Ritinha Bacana, lembrou da lei 9.803 que assegura ao servidor, seja ele ativo ou aposentado, o direito ao auxilio funeral. Ritinha criticou o parecer da PGE que atualmente retira esse direito dos aposentados.

Sobre a criação do Centro de Apoio Psicossocial, Eliene Uchoa, presidente do Sindetran/CE e coordenadora Geral do Fuaspec, sugeriu que fosse revisto o código de ética dos militares, por serem os servidores mais atingidos pela depressão. A questão com número alarmantes de militares nessas condições foi levado pelo Pedro Queiroz, presidente da Aspramece. Sobre o assunto, Hugo Figueiredo disse que não era de competência do Fórum tratar da disciplina hierárquica dos militares, mas Eliene finalizou que o Fuaspec irá encaminhar solicitação de audiência com o Comando Geral da PM e Corpo de Bombeiros.

Hilda Nepomuceno abordou a problemática nos centro socioeducativos, mas Figueiredo pediu um tempo para a nova superintendência mostrar serviço, após um ano, caso o cenário não mude, o secretário prometeu rever a situação. Por fim, ficou agendado a próxima MENP para 31 de outubro, quando os coordenadores apresentarão estudo para a reposição salarial.