Servidores do Detran/CE protestam nesta quarta-feira (1º) e lançam campanha de valorização do servidor

IMG_6065

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) lança nesta quarta-feira (1º) uma campanha de valorização do servidor do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará – Detran/CE, e será iniciada com um protesto e panfletagem, a partir das 9h, na sede Maraponga. A ação publicitária foi decidida em Assembleia Geral da categoria que, diante da rejeição do Governo de aumentar as vagas administrativas do concurso público do órgão, deliberou por revelar dados internos do Detran/CE em outdoors, busdoor, rádio e TV.

E, neste primeiro momento, o sindicato revelará a dramática realidade no atendimento do Detran/CE. A diretoria do Sindetran/CE revela que após 36 anos sem concurso o órgão está preenchido basicamente por trabalhadores terceirizados, que ganham bem menos que um servidor concursado. O sindicato também revelou que o salário base inicial do servidor é R$ 847, valor abaixo do salário mínimo nacional.

Atualmente o Detran/CE paga cerca de R$ 300 milhões pela terceirização. Atendimento, que segundo o Sindetran/CE, ainda não é o suficiente, visto que um simples serviço de renovação de CNH demora em média 5 horas. A categoria também luta pela regulamentação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) e descompressão salarial.