A mulher no mercado de trabalho

Por Ediran Teixeira (Técnico do DIEESE)

A luta da mulher por igualdade de direitos e deveres com o homem é histórica. No Brasil desde o período colonial a mulher luta para inserir-se em pé de igualdade na sociedade. Neste período o papel da mulher branca era de sinhá, criada para ser dona de casa e madame sempre subserviente aos caprichos masculinos. Na casa grande e senzala a mulher negra era escravizada, fazendo serviços de empregada doméstica escrava, mucama, ama de leite durante o dia e subserviente ao marido negro a noite. Portanto a tripla jornada de trabalho da mulher remonta de longas data.

No final do século XX no Brasil, principalmente a partir dos anos 80, com o fim da ditadura militar, a nova cosntituição de 1988  e a  luta feminina por igualdade, começaram a fazer com a mulher passasse a se inserir de maneira mas intensa no mercado de trabalho.

Ampliou-se a participação da mulher na sociedade como um todos. Desde o acesso à educação até o mercado de trabalho. O Setor público passou, através de concursos públicos passou a abrir as portas para as mulheres. No setor privado os sindicatos, em suas negociações coletivas,  passaram reivindicar cláusulas específicas para incluir ou manter a mulher nos seus postos de trabalho. Clausulas como Creche e auxilio creche forma incluidas como conquistas que facilitaram a mulher a permanecer nos postos de trabalho.

Atualmente a mulher a discriminação da mulher no mercado de trabalho ainda persiste.  Ela tem mais anos de estudo, no entanto tem menores remunerações. Ocupa postos de trabalho tendo maior qualificação e ainda assim recebe os menores salários. Há poucas mulheres ocupando postos de trabalho de Hierarqui superior, como Cheges, Presidentes , Gerentes ou Diretores.

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Fortaleza -PED RFM de 2013 não são animadores para a mulher, eles apontam para uma piora nas relações entre homens e mulheres no mercado de trabalho, sendo que foi reduzida a presença feminina devido aos postos de trabalho gerados serem masculinizados, ou seja , as oportunidades de emprego deste mercado foram direcionadas para os homens, aumentando a desigualdade. Em 2013 15 mil mulheres saíram do mercado de trabalho.
A taxa de desemprego das mulheres historicamente é superior as dos homens e em 2013 foi 9,6%, enquanto a dos homens foi de 6,6%. Explica-se esse fato pela insistência da mulher em manter procurando emprego e por não encontrar com tanta rapidez quanto aos homens a taxa de desemprego permanece elevada. Apesar do tempo de procura por trabalho ter diminuído para homens e mulheres, a mulher ainda passa 6 semanas , ou seja,  um mês e 12 dias, a mais que o homem para conseguir trabalho.

Em relação ao rendimento médio o salário hora das mulheres é cerca de 77,2% do salário dos homens em 2009 e passou para 80,6% em 2013. Mesmo com essa aproximação a diferença posto que se transformássemos esses salários em salários de  220horas teríamos em 2013: para as mulheres R$ 1.181,7 e para os homens R$ 1.465,20, produzindo uma diferença de 283,50 a maior em favor dos homens.

Finalizando a inserção das mulheres no mercado ao longo dos anos melhorou, mas para tanto ela teve que estudar mais que os homens , por isso tem anos de estudo, não abdicou da joranda na residência, portanto labora jornada dirária, combinada ente trabalho e lar, muito superior a do homem, contudo recebe salário menor e teve, em 2013 menos oportunidade de inserção no mercado de trabalho já que os empregos gerados foram direcionados para homens no setor da construção civil e indústria, enquanto setores como o emprego doméstico, setor de seviços, especialmente os serviço públicos eliminaram postos de trabalho das mulheres.

Setores de Atividade

Homens

Mulheres

Homens