Acompanhe as novidades do SINDETRAN-CE

Fuaspec delibera caravana com destino à região do Cariri cearense

Dando continuidade a pauta sobre as viagens itinerantes do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais do Ceará (FUASPEC), os coordenadores estiveram reunidos na manhã dessa quinta-feira (21), na sede da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (ASSEEC) para avaliar os pontos positivos das caravanas realizadas até o momento.

Na ocasião, os coordenadores expuseram que as viagens unificam os trabalhadores lotados nas demais regiões, além de mobilizar a população para eventuais ações que possam ocorrer no serviço público. Sobre o esse ponto, todos deliberaram que a caravana na região do Cariri deverá ocorrer entre os dias 17 a 20 de outubro.

A revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISEEC) foi mais uma vez debatida pela coordenação, uma vez que busca uma estratégia emergencial. “Vamos bater na mesma tecla, esse assunto é emergencial”, disse Ritinha Bacana, coordenadora geral do Fuaspec. Por fim, ficou acordado também  que o lançamento da campanha salarial 2018 deverá ser entre os dias 24 a 26 de outubro, na Assembleia Legislativa.

Caravana do Fuaspec chega ao município de Baturité

A situação do Instituto dos Servidores do Estado do Ceará foi debatida nessa quinta-feira (14) com servidores de Baturité. Dessa vez até os estudantes acompanharam o discurso dos coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). Ainda esta semana, a coordenação esteve na Assembleia Legislativa conversando com os parlamentares sobre o possível colapso da autarquia. Há meses que o Fuaspec conversa com a base sobre os dados repassados pelo gestor da autarquia, Olavo Peixoto, que revelou que só tem verba para pagar as despesas até o mês de setembro.

A caravana do Fuaspec visitou os trabalhadores de Itaipoca, em um primeiro momento, foi ao município de Baturité e, já planeja uma viagem à região do Cariri cearense. Os coordenadores tentam aproximar os funcionários públicos das ações que são realizadas em Fortaleza, mas que beneficiam diretamente todos que estão inseridos no serviço público estadual.

Governador promete revisar distribuição de vagas administrativas de ní­vel médio para concurso público do Detran/CE

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) e servidores do Detran/CE pediram a revisão na distribuição de vagas administrativas de ní­vel médio para o certame em andamento ao governador Camilo Santana.

O executivo foi abordado durante inauguração da Escola Estadual de Ensino Médio Edite Alcântara Moura, em General Sampaio, na tarde dessa quinta-feira (14). Assistam ao vídeo.

Servidores do Detran deliberam pela articulação política

WhatsApp Image 2017-09-14 at 17.28.07

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE) deliberaram durante Assembleia Geral, nesta quinta-feira (14), por ações de articulação política, buscando assim uma resolução na distribuição de vagas no certame que será realizado no órgão. Serão 383 vagas, destas o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) requereu 50 para os cargos administrativos de nível médio, sendo distribuídos da seguinte forma: 25 assistentes de atividades de trânsito e transporte, 15 para técnicos de atividades de trânsito e transporte e 10 vagas para auxiliares.

A superintendência se reuniu nessa quarta-feira (13), no prédio da Seplag, com a comissão organizadora do concurso e, na ocasião, apresentou a demanda da categoria, todavia, a reivindicação foi negada, mas só foi comunicada oficialmente na reunião desta manhã (14). O sentimento era de revolta entre os servidores que acompanhavam, visto que, conforme levantamento realizado pelo sindicato, são cerca de 800 terceirizados para desempenharem atividades laborais de responsabilidade do servidor concursado.

Deputados estaduais usam a tribuna em defesa do Issec

Montagem fuaspec

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) acompanharam na manhã desta quarta-feira (13), na galeria do Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, o discurso de alguns parlamentares em defesa do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Estado. No 1º expediente da Casa Legislativa, os deputados Cap. Wagner (PR), Fernanda Pessoa (PR) e Carlos Felipe (PCdoB) utilizaram a tribuna e, pediram recursos orçamentários para as despesas da autarquia até o fim do ano.

Já no 2º expediente, foi à vez do deputado Heitor Ferrer utilizar a tribuna, sendo favorável aos trabalhadores. O discurso foi assistido pelo televisor exposto na entrada do Plenário, visto que os coordenadores e servidores da base foram expulsos da galeria. A ação foi de encontro a uma determinação do Corpo de Guarda da Assembleia Legislativa, segundo o PM.  Em seguida, os portões foram fechados.

Os parlamentares que apoiam essa mobilização em prol do Issec informaram que tomarão as devidas providências acerca do ocorrido que, para a coordenação geral foi considerado um ato abusivo. “Estamos na casa do povo e não aceitaremos tal medida com normalidade. Não sabemos de onde partiu essa decisão, mas todos precisam saber que a Assembleia Legislativa não é um quartel militar”, concluiu Ritinha Bacana, coordenadora geral do Fuaspec.

Sindetran convoca para mais uma reunião que discutirá a redistribuição de vagas para o concurso público do órgão

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) decidiram, nessa terça-feira (12), durante Assembleia Geral da categoria, acampar por tempo indeterminado na superintendência do órgão, porém, duas horas depois uma comissão foi atendida pelos gestores. Os trabalhadores reivindicam a redistribuição de vagas administrativas de nível médio e, na ocasião foram recebidos pelo o superintendente adjunto, Pablo Ximenes, e pelo procurador jurídico do órgão, Daniel Paiva. Além de tratarem sobre as vagas do concurso público do Detran/CE, os sindicalistas expuseram pontos da descompressão salarial e gratificação de titulação.

A comissão foi informada que a demanda seria apresentada em uma reunião que aconteceria na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) no período da tarde, que de fato ocorreu, pois a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE), Eliene Uchou, esteve presente e requereu a participação como representante da base, todavia, os gestores organizadores do certame negaram ao pedido.

Mesmo com a resposta nada satisfatória em participar da reunião que tinha como pauta a redistribuição dos cargos em relação ao concurso público, cerca de 10 pessoas protestaram em frente à sede da Seplag. “Devemos garantir vagas para todos os cargos administrativos de nível médio. Eles querem fazer vista grossa ao Plano de Cargos e Carreiras da categoria que foi conquistado com muito suor”, disse a presidente do Sindetran/CE.

Por fim, a diretoria executiva do Sindetran/CE convoca os servidores para mais uma reunião decisiva na tarde desta quarta-feira (13), às 14h, quando a superintendência revelará se as reivindicações foram atendidas conforme solicitadas pela entidade representativa.

7 de Setembro / Independência do Brasil

Há 190 anos lutávamos pela Independência do Brasil, mas posso afirmar com plena convicção que a nossa verdadeira independência, enquanto ser, a gente nunca conquistou. Somos dependentes dos nossos medos, das nossas manias e das nossas ilusões. Somos dependentes das nossas mentiras, e da pior de todas, das mentiras pra nós mesmos.
A Independência do Brasil só se realizará quando os brasileiros forem independentes, livres dos preconceitos, conhecedores das desigualdades e da realidade, ainda que triste. Toda forma de dependência é prisão, é cárcere.

Autor *Hugo Pires

Coordenadores do Fuaspec cobram a reposição do orçamento do Issec

page2

Parlamentares cearenses foram surpreendidos com mais uma ação da comissão que busca a revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). Os coordenadores do Fuaspec visitaram os gabinetes e entregaram um ofício que, na oportunidade apresenta a real situação do Issec, bem como traz a sugestão de um plano emergencial para a autarquia não passar por um colapso já nos próximos meses, como previsto pelo diretor José Olavo Peixoto.

A alternativa, conforme o documento prevê um posicionamento dos deputados requerendo que o governador Camilo Santana reponha os R$12 milhões que foram cortados do orçamento previsto para o exercício de 2017. Ainda na Casa Legislativa, os coordenadores propuseram uma doação, calculada em 25,0% da verba parlamentar dos respectivos 46 deputados, Assim, baseado no levantamento, o Issec garantirá atendimento aos 129 mil assistidos até o fim do ano.

Fuaspec participa de reunião para tratar do projeto “casa própria”

WhatsApp Image 2017-09-04 at 19.56.19 WhatsApp Image 2017-09-04 at 19.56.36

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) estiveram reunidos, na tarde dessa segunda-feira (4), na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), no Cambeba, para tratar do projeto “Casa Própria” que visa favorecer servidores públicos.

O encontro marcado pelo assessor do órgão técnico, José Luís dos Santos, e mediado, na ocasião pelo coordenador de Gestão de Pessoas da Seplag, Fábio Miranda, teve a finalidade de abordar e trocar ideias a respeito do projeto. Miranda discorreu sobre o assunto relatando que foi uma ideia da Caixa Beneficente dos Militares do Ceará (Cabemce), apresentado para o Governo do Ceará. A proposta foi vista como um projeto benéfico e que, poderá ser estendido para todos os servidores dos públicos do Estado.

“Os profissionais ainda não têm uma posição de como realmente irá funcionar esse financiamento. Iremos encaminhar um ofício à Secretaria das Cidades requerendo uma reunião em conjunto com a Seplag e as entidades que representam a classe”, disse Rita de Cássia Gomes, coordenadora geral do Fuaspec e presidente da Asseec.

“É necessário não somente conhecer, mas amadurecer o processo de financiar uma casa própria. Trata-se de um sonho, mas poucos conseguiram alcançar essa meta”, concluiu Eliene Uchoa, presidente do Sindetran, fazendo referência ao processo que será adotado e, na esperança que todos sejam contemplados.

Coordenadores do Fuaspec exigem os recursos que eram repassados para sobrevivência do Iseec

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), através da comissão estabelecida para resolver as pendências do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Issec), formada pelos líderes P. Queiroz, Aspramece; Rita de Cássia Gomes, Asseec; Patrícia Facó, Sindagri; Eliene Uchoa, Sindetran/CE; e Claúdio Fontenele, mestre em Políticas Públicas estiveram nessa quinta-feira (31), no Palácio da Abolição discutindo a revitalização do Issec

Dessa vez o grupo foi recebido pelo chefe da Casa Civil, Nelson Martins, que já iníciou comunicando que haverá um novo encontro para aprofundar a discussão. Cláudio Fontenele ressaltou que a situação do Issec se agravou, e assistidos estão sem atendimento em todo Estado. “Esse ano não conseguimos colocar uma emenda na LDO no aproveitamento dos recursos do imposto de renda dos servidores, para fins de aportar recursos para o Issec. Em setembro, se não tiver nenhuma mudança de quadro, os conveniados não atenderão os assistidos. E, se o Governo não fizer nada, o Issec não terá condições de atender mais ninguém e entrará em colapso”, disparou Fontenele.

Martins rebateu informando que o Estado do Ceará é o único entre todos os estados que paga sozinho a conta da saúde. O secretário exemplificou que no Piauí a saúde é financiada pelos servidores públicos. Mas a resposta veio logo em seguida, na voz da coordenadora geral do Fuaspec, Rita de Cássia Gomes. “Se o Governo repuser as nossas perdas salariais, que já acumulam 78% sentaremos para discutir essa possibilidade”, disse.

O diretor do Issec, José Olavo Peixoto Filho, expôs que o trabalho coletivo com os coordenadores do Fuaspec, em busca de alternativas para o Issec, acontece desde meados de abril, quando tiveram uma reunião com o titular da Seplag. À época, segundo o diretor da autarquia, Maia Júnior informou que o Estado não iria apresentar nenhum plano de sustentabilidade para a instituição, desta feita toda e qualquer alternativa de sustentabilidade seria com a base sindical e associativa.

Nelson Martins prometeu levar mais uma vez a proposta ao secretário Maia Júnior, porém, mesmo com o pedido de reposição das perdas salarias dos trabalhadores, Martins alertou que se não houver a disposição das entidades de ter alguma contribuição do servidor para o Issec, a negociação não irá avançar.

Cláudio Fontenele lembrou a emenda 3999, art. 4º, da Constituição do Estado. “O serviço de saúde do Issec será custeado com recursos do Estado do Ceará, garantindo a participação do servidor por evento” completou. Cláudio também colocou que o servidor discutirá a participação financeira desde que os recursos do Issec sejam recompostos.

Vale lembrar que a redução do repasse teve início já na gestão do governador Camilo Santana que, em 2015 caiu em cerca de 5 milhões, visto que em 2014, na gestão Cid Gomes, o governo repassou, segundo fontes oficiais do Issec o montante de R$94.442.082,59 caindo para R$ 89.529.760,85 e, atualmente está R$ 75.853.064,44.

A reunião foi acompanhada pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB) e pela assessoria do deputado Elmano (PT). No final, Carlos Felipe propôs um novo encontro na Assembleia Legislativa ainda esta semana.

Página 1 de 45123...Último