Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará

OUTUBRO ROSA: Contra o câncer de mama

outubro-rosa-capa-site-sindetran

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

FONTE: http://outubrorosa.org.br/historia/


Sindetran está nas mídias de comunicação

sindetran-nas-midias

Acompanhe, nos links abaixo, os sites de notícias reproduzindo a informação da paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/CE:

CNEWS: http://cnews.com.br/cnews/noticias/102928/servidores_do_detran_prometem_paralisacao

Blog do Roberto Moreira: http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/author/robertomoreira/


Assembleia Legislativa debaterá reajuste dos servidores nesta sexta-feira

evandroleitao-1

E aí, líder do Governo, agora sai debate?

O governo estadual conseguiu adiar para a próxima sexta-feira, às 14 horas, na Assembleia Legislativa, a audiência pública sobre reajuste dos servidores. A audiência atende a um pedido do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado (Fuaspec) e foi adiada de terça-feira. Tem o endosso dos deputados Zé Ailton Brasil (PP) e do líder do Governo na Casa, Evandro Leitão.

A categoria lamenta que, ao postergar as negociações, o Governo do Estado descumpre a legislação em vigor – a Lei 14.867/2011, que determina o dia 1º de janeiro como data base do funcionalismo público estadual.

Os servidores pedem R$ 12,67% de reajuste, com o objetivo de repor a inflação do ano passado, de 10,67%, e agregar mais 2% para minimizar parte das perdas salariais acumuladas, já que o poder aquisitivo do funcionalismo público caiu 57% de 1999 a 2015.

DETALHE – As tardes de sexta-feira na AL são  sempre em clima de casa vazia.

 

FONTE: Blog do Eliomar

Link: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/assembleia-legislativa-debatera-reajuste-dos-servidores-nesta-sexta-feira/


Sindetran-CE convoca categoria para Assembleia Geral e Extraordinária

cats

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran-CE) convoca todos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) para Assembleia Geral e Extraordinária que acontecerá na próxima segunda-feira (14), às 8h em primeira convocação e 8:30h em segunda convocação, no auditório do Centro Cultural (ao lado da creche).

A convocação foi publicada no caderno Populares do Jornal O Povo, na página 26, na data 10 de março de 2016.

A pauta a ser discutida e deliberada será sobre:

1) A alteração estatutária – Atualizar o Capítulo I, Seção I, Art. 4º, Parágrafo único, para adequar o Estatuto da entidade à Lei Nº 15.952, de 14 de janeiro de 2016 (PCCS do Detran/CE) no que se refere a redenominação dos cargos, conforme anexo I da mesma Lei;

2) Alteração estatutária – Acrescentar ao capítulo I, Art. 6º, Disposições acerca de habitação;

3) Alteração estatutária – Modificar o capítulo VI, titulo III, Art. 65, inciso II, no que pertine ao tempo de inscrição;

4) Alteração estatutária – Modificar o capítulo VI, titulo III, Art. 66, inciso I, no que pertine ao tempo de inscrição;

5) Outros assuntos de interesse da categoria.

SERVIÇO:

O quê: Assembleia Geral e Extraordinária

Quando: 14 de Março de 2016

Onde: No auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE)

Horário: 8h em primeira convocação

8:30h em segunda convocação

Por quê: Para discutir e deliberar informações sobre alterações estatutária; atualização, acrescentação e modificações de capítulos do PCCS dos servidores do Detran/CE. E outros assuntos de interesse da categoria.


Menp ganha destaque no Blog do Eliomar

Reunio-Fuaspec-Menp-2016

Servidores públicos estaduais decidem sobre greve na sexta-feira

Uma plenária na próxima sexta-feira (29) decidirá sobre a greve no serviço público estadual, após um não fechamento de acordo de reajuste salarial, nessa sexta-feira (22), na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), durante a Mesa Estadual de Negociação Permanente. Segundo o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), a categoria não aceitou a proposta do Governo em discutir a Revisão Geral dos Servidores no início de abril, quando do fechamento do balanço de 2015.

Para a presidente da Associação dos Servidores da Secretária de Educação do Estado do Ceará (Asseec), Rita de Cássia Gomes, a proposta do Estado no momento somente equipararia o contracheque do servidor de menor renda ao novo valor do salário mínimo. “Estão agindo conforme a Constituição, pois o trabalhador não pode ganhar menos que um salário mínimo”, observou.

A coordenadora geral do Fuaspec, Eliene Uchoa, entregou a pauta que pede a reposição de 12,67%, que contemplaria o servidor com 2% de ganho real.

Fonte: Blog do Eliomar

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/servidores-publicos-estaduais-decidem-sobre-greve-na-sexta-feira/


Roseno defende reajuste de servidores estaduais acima da inflação

Roseno

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) voltou a defender o reajuste dos funcionários públicos estaduais do Ceará que, segundo afirma, ainda não foi confirmado pela administração de Camilo Santana. O parlamentar reconhece que o Estado está com dificuldades de caixa, mas sugere que seja realizado um “enxugamento” em gastos desnecessários para que o governo garanta a concessão do reajuste aos servidores.

Roseno avalia que os servidores estão com o salário defasado em mais 10%, com base na inflação registrada durante o período. O parlamentar chama atenção para a elevação do custo de vida dos trabalhadores e observa que a inflação “oficial” não reflete o custo real no dia a dia. Ele compara que quando o servidor vai às compras, no supermercado, por exemplo, “a inflação é três vezes maior e, desse jeito, o salário deles fica menor ainda”.
O deputado informa que quarenta mil servidores ganham até R$ 900,00. Rendimento que, segundo ressalta, “é muito baixo para uma inflação tão alta”.

Em meio à crise financeira que pressiona as gestões públicas, Roseno sugere uma solução para que o Estado garanta o reajuste com ganho real para os servidores: a reorientação da agenda de investimentos no Ceará. Segundo ele, a realização de obras é importante é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura local, mas “o mais importante é que o servidor tenha o seu merecido reajuste salarial, para não ficar mais pobre ainda do que já está agora”.

FONTE:

O Estado

http://www.oestadoce.com.br/politica/roseno-defende-reajuste-de-servidores-estaduais-acima-da-inflacao


Servidores definem pedida de reajuste salarial – 12,5%

foto 2

O Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais e entidades de categoria vão apresentar emenda que diz respeito ao percentual de reajuste salarial de 2016. A Assembleia Legislativa deu o aval e vai receber essa emenda.

Nela, a proposta de um índice de 12,50% de reajuste para a categoria que tem até quarta-feira para apresenta essa e outras emendas do seu interesse.

A Assembleia Legislativa tem até o dia 20 de dezembro para votar o Orçamento Estadual do ano que vem.

FONTE: Blog do Eliomar


Sindetran entrega o documento final reformulada ao superintendente do DETRAN

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área do Trânsito do Ceará (Sindetran-Ce) entregou ao superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará(Detran/CE), Igor Ponte, na manhã desta segunda-feira (24), o documento final e reformulado do Planos de Cargos e Carreiras (PCCS) dos servidores do órgão.

Daniel Paiva, procurador jurídico do Detran/CE, mediou a reunião junto com os responsáveis pelo setor financeiro; administrativo e assessoria do órgão, substituindo a ausência do superintendente, que deu início ao ato, mas devido a outros compromissos, não se pode fazer presente.

Nas reuniões anteriores, Igor Pontes esteve acompanhando toda a reformulação das atribuições dos cargos, e deu previsão de enviar o documento final para Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG) na próxima segunda-feira, “se não tiver muita novidade, o máximo para entrega é até segunda-feira”, declara Igor Ponte.


Em reunião, servidores analisam as atribuições dos cargos

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área do Trânsito do Ceará (Sindetran-Ce) se reuniu, na tarde dessa quinta-feira(20), no auditório do Departamento de Trânsito do Ceará(Detran/CE), com os servidores do órgão e com o técnico do Instituto de Avaliação e Gestão (IAG), Marcos Lima, afim de analisar as atribuições dos cargos.

Em debate, os servidores responderam uma pesquisa sobre suas funções no departamento. “É uma pesquisa valiosa que ajudará a formatação das novas atribuições”, comentou Eliene Uchôa, Presidente do Sindetran.

No último dia 19 de agosto, a diretoria colegiada do Sindetran esteve presente, em reunião, com o Superintendente do Detran/CE, Igor Ponte, pontuando os últimos esclarecimentos sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). No ato, o superintendente concordou com a importância dos servidores se manifestarem na pesquisa. O Sindicato entregará o documento final na próxima segunda-feira.

Serviço:

O que: Entrega final do documento das atribuições dos cargos ao superintendente
Quando: 24 de agosto de 2015
Onde: Sala de reunião do Detran/CE


FUASPEC participa da segunda reunião da MENP

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) participaram nessa terça-feira (18), na Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), da segunda Mesa Estadual de Negociação Permanente – Menp, onde propuseram mudanças já para a próxima reunião, e acrescentaram a insatisfação no tratar das pautas. Eliene Uchoa, Coordenadora Geral do Fórum declarou que, caso não haja um posicionamento firme do Governo os servidores partirão para a mobilização. “Há mais de dois anos que estamos discutindo as mesmas pautas. Não podemos aceitar esse desrespeito”, Comentou Eliene. Outra reclamação das categorias é o não funcionamento da Mesa Setorial, mas o Secretário pediu um prazo até 30 dias.

Diante da insatisfação o responsável pela pasta, Hugo Figueiredo, lamentou e prometeu atender com transparecia. Dando continuidade, o Secretário informou que haverá uma reunião extraordinária no dia 27 de agosto, às 16h, para tratar do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC), contudo, os líderes presentes sugeriram a transparência nos dados que serão apresentados, para que todos tomem conhecimento como está sendo construído esse projeto que visa melhor o atendimento no equipamento e, sobretudo com a evolução e aplicação dos recursos do ISSEC.

Sobre a FUNCEME, o representante do Governo informou que resolveria a questão do Plano de Cargos e Carreiras e Salários e só depois pensaria em concurso público. Já sobre o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/CE), Hugo Figueiredo, declarou desconhecer as pendências, no entanto garantiu que resolveria essa questão o quanto antes.

Sobre Grupo Ocupacional de Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO), Rita de Cássia Gomes, representante dos profissionais da educação, lamentou o não cumprimento do acordo celebrado com o Governador do Estado, Camilo Santana. No mês de maio, o executivo prometeu resolver emergencialmente a situação, mas, segundo Hugo Figueiredo, a solução está prevista somente para 2016. “Acho injustiça o que estão fazendo com o grupo ADO, não tem como entender, pois o próprio Governador garantiu a resolução”, disparou a Presidente da ASSEEC, que também ocupa a coordenação do FUASPEC.


Página 1 de 212
Filiação TV SINDETRAN Assistência Jurídica Últimas Notícias